Quer vender um imóvel para comprar outro? Confira 5 dicas importantes



Vender um imóvel para comprar outro exige alguns cuidados por parte do proprietário, mas é uma interessante alternativa para quem já conta com um patrimônio e deseja trocá-lo. Confira as principais dicas para quem vai passar por esse processo.


1. Faça um bom planejamento


É preciso contar com um bom planejamento de todo o processo, de modo que a família não tenha nenhum tipo de imprevisto ao longo das etapas.


Entre as preocupações necessárias, saber onde vai ficar caso seu imóvel seja vendido antes de comprar outro é um ponto importante. Já tenha em mente onde será esse local temporário, uma vez que a compra de um imóvel novo poderá durar um pouco mais que o esperado.


Outra dica é conhecer o valor de mercado, para que você não ceda logo na primeira proposta. Assim, a venda será feita por um valor justo.


2. Conte com profissionais qualificados para efetuar a compra e venda dos imóveis


Se você cogita vender um imóvel para comprar outro, certamente deve considerar contar com o apoio de profissionais qualificados para que toda a questão burocrática seja resolvida com mais facilidade. São essas pessoas que terão o conhecimento de mercado para analisar as melhores negociações, além de fazer uma vistoria aprofundada para a definição de um valor justo para a venda.


Além disso, os corretores de uma imobiliária têm um amplo conhecimento da região de atuação. No momento que você decide qual será o bairro que vai comprar o imóvel novo, esses profissionais vão trazer todos os prós daquele local.


3. Divulgue nos lugares certos


De nada adianta colocar um preço competitivo e o imóvel estar bem conservado para a venda se não aparecer nenhum interessado em comprá-lo, não é verdade? Por essa razão, é preciso que a divulgação seja bem executada. De modo que tenha acesso de pessoas interessadas, que elas consigam marcar uma visita para conhecer o espaço e, eventualmente, fazerem as suas propostas.


4. Analise as diferentes alternativas


Até então, as dicas foram voltadas para que você consiga vender o imóvel com tranquilidade e adquira potenciais interessados no espaço. Contudo, também é preciso contar com pontos de atenção para comprar um imóvel novo. O primeiro deles é pesquisar bastante. Nessa etapa, existe o risco de a pessoa não se aprofundar nas análises por passar um tempo em uma casa temporária. No entanto, isso é um erro que deve ser evitado.


Inicialmente, entenda quais são as suas principais necessidades e qual seria o local mais adequado para essa compra. No bairro pretendido, analise questões como:


infraestrutura;

segurança;

vias de acesso;

valorização; entre outros.

Faça um filtro de acordo com aquele imóvel que seria o ideal para fechar negócio e não deixe de visitá-lo.


5. Entenda sobre permuta de imóveis


A permuta de imóveis nem sempre é uma boa alternativa, mas pode ser considerada caso você deseje simplificar processos. Trata-se de uma negociação entre duas partes para fazer a troca de seus bens. É indicado para as seguintes situações:


mudanças emergenciais de casa;

transferência de cidade;

diversificação de investimentos.


Apesar disso, alguns cuidados devem ser tomados:


confira a situação legal dos bens;

tenha atenção quanto ao contrato;

conte sempre com o apoio de profissionais que entendem do mercado;

entenda os motivos pelos quais o outro proprietário colocou o imóvel sob essas condições.


Se você tem alguma dúvida, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!


 
232094115287057