Vender um imóvel para comprar outro exige alguns cuidados por parte do proprietário, mas é uma interessante alternativa para quem já conta com um patrimônio e deseja trocá-lo. Confira as principais dicas para quem vai passar por esse processo.
1. Faça um bom planejamento
É preciso contar com um bom planejamento de todo o processo, de modo que a família não tenha nenhum tipo de imprevisto ao longo das etapas.
Entre as preocupações necessárias, saber onde vai ficar caso seu imóvel seja vendido antes de comprar outro é um ponto importante. Já tenha em mente onde será esse local temporário, uma vez que a compra de um imóvel novo poderá durar um pouco mais que o esperado.
Outra dica é conhecer o valor de mercado, para que você não ceda logo na primeira proposta. Assim, a venda será feita por um valor justo.
2. Conte com profissionais qualificados para efetuar a compra e venda dos imóveis
Se você cogita vender um imóvel para comprar outro, certamente deve considerar contar com o apoio de profissionais qualificados para que toda a questão burocrática seja resolvida com mais facilidade. São essas pessoas que terão o conhecimento de mercado para analisar as melhores negociações, além de fazer uma vistoria aprofundada para a definição de um valor justo para a venda.
Além disso, os corretores de uma imobiliária têm um amplo conhecimento da região de atuação. No momento que você decide qual será o bairro que vai comprar o imóvel novo, esses profissionais vão trazer todos os prós daquele local.
3. Divulgue nos lugares certos
De nada adianta colocar um preço competitivo e o imóvel estar bem conservado para a venda se não aparecer nenhum interessado em comprá-lo, não é verdade? Por essa razão, é preciso que a divulgação seja bem executada. De modo que tenha acesso de pessoas interessadas, que elas consigam marcar uma visita para conhecer o espaço e, eventualmente, fazerem as suas propostas.
4. Analise as diferentes alternativas
Até então, as dicas foram voltadas para que você consiga vender o imóvel com tranquilidade e adquira potenciais interessados no espaço. Contudo, também é preciso contar com pontos de atenção para comprar um imóvel novo. O primeiro deles é pesquisar bastante. Nessa etapa, existe o risco de a pessoa não se aprofundar nas análises por passar um tempo em uma casa temporária. No entanto, isso é um erro que deve ser evitado.
Inicialmente, entenda quais são as suas principais necessidades e qual seria o local mais adequado para essa compra. No bairro pretendido, analise questões como:
infraestrutura;
segurança;
vias de acesso;
valorização; entre outros.
Faça um filtro de acordo com aquele imóvel que seria o ideal para fechar negócio e não deixe de visitá-lo.
5. Entenda sobre permuta de imóveis
A permuta de imóveis nem sempre é uma boa alternativa, mas pode ser considerada caso você deseje simplificar processos. Trata-se de uma negociação entre duas partes para fazer a troca de seus bens. É indicado para as seguintes situações:
mudanças emergenciais de casa;
transferência de cidade;
diversificação de investimentos.
Apesar disso, alguns cuidados devem ser tomados:
confira a situação legal dos bens;
tenha atenção quanto ao contrato;
conte sempre com o apoio de profissionais que entendem do mercado;
entenda os motivos pelos quais o outro proprietário colocou o imóvel sob essas condições.
Se você tem alguma dúvida, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!