Como organizar uma mudança sem bagunça?

O ideal é planejar o deslocamento das coisas com antecedência, mas se você não tiver tempo para isso, ainda será possível evitar estresse e garantir a alegria de curtir a casa nova. Para isso, nós vamos te dar dicas de como se mudar de forma leve, organizada e ágil.


Cuide de um cômodo por vez


Para se organizar melhor nessa atividade, dê preferência por separar as coisas de um cômodo por vez, pois isso otimiza o tempo e ajuda a certificar-se de que tudo foi devidamente guardado.


Descarte o que não for útil para a casa nova


O que você não deseja nesse momento é ter bagunça na mudança, certo? Com isso em mente, é possível começar a organização da casa nova jogando fora ou doando o que está na casa antiga e que não será mais útil. Porém, procure fazer isso dias antes de a mudança se concretizar.


Separe por caixas e nomeie os pertences


As caixas e os plásticos-bolha são grandes aliados nessas situações, pois são práticos e permitem organizar os objetos de forma acessível e segura. Comece pelos pertences mais pesados, eles deverão ficar no fundo da caixa.


Nesse momento é importante não misturar coisas frágeis com o restante, além de anotar do lado de fora e por cima da caixa a palavra mais famosa quando o assunto é mudança: “frágil”. Além disso, sinalize quais são os objetos contidos nas caixas para ajudar na identificação.


Ao selecionar itens pessoais, boas alternativas são embalar as roupas que estão no cabide em sacos plásticos — sem tirá-las do cabide — e usar as malas para fazer o transporte das peças mais leves.


Tenha cuidado com os fios e cabos


Um erro muitas vezes cometido por quem está se mudando com pressa é jogar os fios e cabos de qualquer jeito e junto com outros pertences. Isso deve ser evitado, pois você terá trabalho dobrado para arrumá-los depois, já que os fios embolam com facilidade.


Além disso, uma alternativa para ajudar na conexão dos cabos quando chegar no imóvel novo é tirar uma foto para ajudar a identificar quais são os pontos certos para cada conector.


Contrate uma transportadora para levar tudo de uma só vez

Uma situação muito comum é quando os próprios moradores vão levando os pertences aos poucos, a fim de economizar com carretos e caminhões de mudança.


Porém, quando a transferência é feita em partes pequenas assim, o risco de haver bagunça é muito maior, além de ser mais desgastante. Por isso, não hesite em procurar uma transportadora com antecedência para otimizar e agilizar o processo de transporte.


Atente-se na hora de descarregar os pertences


Feita a mudança para a casa nova, você deve ter atenção para seguir a mesma lógica da organização feita para a ida: desembalar os pertences por cada cômodo. Se vai arrumar a cozinha, separe todas as caixas com os objetos dela e vá distribuindo um a um.


É importante finalizar um cômodo primeiro para só então partir para outro, pois, além de agilizar a arrumação, proporciona aquela sensação de dever cumprido em cada área da casa e isso motiva a continuar até terminar todo o processo da mudança.




 
232094115287057