5 destinos para se aventurar em cascatas na região

O verão pede sombra, água fresca e experiências únicas. Separamos algumas dicas de destino para quem quer curtir e aproveitar as belezas naturais do Vale do Taquari.


Cascata da Gruta Nossa Sra. de Lourdes


Cascata da gruta Nossa Senhora de Lourdes: Situada no Distrito de Campo Branco, interior do município, a 15 km do centro da cidade. É um lugar de refúgio para religiosos que visitam anualmente para rezar, agradecer e pedir graças. De fácil acesso, mas rodeada de mata atlântica preservada, ela encanta por seu belo cenário, com grande gramado sombreado por imponentes plátanos, que encantam a cada estação do ano, aproveitados para encontros e piqueniques. Ali também acontece a festa anual da gruta no mês de fevereiro.




Cascata do Gamelão


A Cascata do Gamelão é formada por duas quedas e dois poços que se parecem com uma gamela gigante, daí o nome Gamelão. Para se chegar até as quedas, o visitante terá de descer uma escadaria e passar por uma pequena “ponte” construída sobre o arroio. Logo a esquerda está a queda menor e a direita, andando alguns metros por uma trilha, se avista a outra cachoeira.Distante cerca de dois quilômetros do centro da cidade de Boqueirão do Leão, a Cascata do Gamelão proporciona ao visitante: banho de cascata, atividades de aventura e passeio de caiaque.




Cascata do Perau da Nega


Partindo da sede, os 6 km do caminho não pavimentado que leva a ela passa por várias propriedades rurais e áreas de mata nativa da localidade de Sinimbuzinho onde fica a queda. A partir da última propriedade, o visitante vê paredões rochosos emergirem ao lado da estrada, que também é ladeada pelo rio e árvores, e no final dela, lá está a cachoeira e o Perau em forma de semicírculo, ao fundo de onde a lenda conta que se atirou uma mulher de raça negra, fato que originou o nome do lugar. A paisagem é linda!




Cascata de Colônia Jardim


A Cascata de Colônia Jardim fica na divisa dos municípios de Progresso e Boqueirão do Leão. É um lugar de veraneio dos munícipes e moradores de cidades vizinhas, pois existe ali uma área de camping com banheiros, churrasqueiras, campo de futebol, salão de jogos e festas, quiosques e cabanas, tudo isso cercado de morros e matas.




Cascata do Moinho


Com noventa e oito metros de altura, a Cascata do Moinho é uma das mais belas da região e está a apenas quinhentos metros de distância do centro da cidade de Progresso. Recebeu este nome em razão de ter abrigado um moinho colonial, construído na década de 1930 e que também fornecia energia elétrica à cidade.É possível chegar à sua base através de uma trilha ecológica de aproximadamente dois quilômetros (ida e volta), onde nas manhãs de sol um lindo arco-íris se forma, embelezando ainda mais o lugar.



 
232094115287057